Wikiespírita – uma enciclopédia para os espíritas

26 12 2013

A Wikiespírita é uma enciclopédia espírita livre, construída pela colaboração dos usuários. Tem como objetivo fornecer conteúdo de relevância para o Movimento Espírita, reutilizável livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar.

No artigo anterior “Novo Portal Vitrine Espírita” havíamos comentado sobre a WikiEspírita, porém não entramos em detalhes pois tratava-se apenas de uma apresentação do Portal.

A WikiEspírita

Hoje finalmente iremos falar melhor sobre a WikiEspírita, bem como suas funcionalidades e finalidade. Então prepare-se para conhecer a partir de agora essa poderosa ferramenta.wikiespirita

Como já falamos a WikiEspírita é um ambiente colaborativo. Necessita da participação dos usuários para que ela alcance todo seu potencial.

Em poucas palavras, qual seria a principal finalidade da Wikiespírita?

Resposta: Fonte de consulta e pesquisa seriam as respostas mais objetivas, assim como em uma enciclopédia.

Com a WikiEspírita você pode pesquisar um nome qualquer que possa ter alguma relevância para o público espírita e se ainda não houver registro sobre esse nome, você poderá criá-lo de forma que outras pessoas possam usar dessas informações no futuro.

Exemplo 1: vamos dizer que você pesquise na WikiEspírita pelo nome Allan Kardec e o resultado da pesquisa informa que ainda não existe essa página, a partir de então você pode criar essa página com o conteúdo sobre a vida e obras de Allan Kardec.

Exemplo 2: ainda sobre a mesma pesquisa, vamos dizer que o resultado tenha trazido uma página sobre Allan Kardec, porém você acredita que algumas informações estão incompletas e que você pode melhorar esse conteúdo. Pronto, nesse momento você colabora com o conteúdo iniciado por outra pessoa e a partir de então, todos nos beneficiamos quando buscarmos informações sobre a vida de Allan Kardec.

Crescimento Contínuo

O conteúdo que inserimos na wikiespírita é contínuo, haja vista que sempre existirão novos assuntos a serem abordados, bem como novas instituições e eventos a serem cadastrados.

Veja alguns exemplos do que você poderia registrar ou pesquisar na WikiEspírita: centros espíritas localizados no seu bairro ou cidade, fatos históricos sobre o Espiritismo, personalidades que ajudaram a construir toda a história e divulgação do Espiritismo, pessoas marcantes, etc.

Para cadastrar uma instituição espírita você pode seguir um dos exemplos a seguir: Grêmio de Propaganda Espírita Luz e Amor; e Centro Espírita Alvorada Nova.

Considerações:

  • muito importante na WikiEspírita é começar a participar;
  • não tenha medo de escrever, pois você não vai danificar o trabalho de outros; e
  • no início você pode estranhar a formatação do texto, isso é normal, pois a wiki é bem diferente do que estamos habituados no Word. Mas depois você acostuma, então fica muito fácil.

Acesse agora mesmo e conheça a WikiEspírita www.vitrineespirita.com/wikiespirita

Anúncios

Acções

Information

2 responses

27 12 2013
José Marcio

Maravilhoso!! Que coisa fantástica!

27 12 2013
Amélia

Achei isso simplesmente fantástico!! Vamos compartilhar pessoal!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: